Tocando Agora: ...

Professor Clayton Santos toma posse no conselho de Comunicação da Câmara dos Deputados

Publicada em: 09/10/2025 18:34 -

Nomeação reconhece trajetória de docente da Ufal que há mais de duas décadas se dedica à comunicação pública, institucional e acadêmica

O jornalista, consultor em Comunicação e professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Clayton Santos, tomou posse nesta quarta-feira (8) em uma das quatro vagas destinadas à sociedade civil no Conselho de Comunicação da Câmara dos Deputados, em Brasília. A nomeação reconhece sua trajetória de mais de duas décadas dedicadas à comunicação pública, institucional e acadêmica, inserindo-o em um dos espaços mais estratégicos do debate sobre transparência, pluralidade e fortalecimento da comunicação pública no Brasil.

O Conselho é composto por 11 integrantes de diferentes regiões do país, entre representantes do Parlamento e da sociedade civil. Entre suas atribuições estão propor e avaliar políticas de comunicação da Câmara, opinar sobre a linha editorial e a programação dos veículos institucionais, além de zelar pela diversidade de opiniões e pela pluralidade partidária nas ações de comunicação do Poder Legislativo. Também cabe ao colegiado propor medidas que ampliem e tornem mais inclusivas as iniciativas comunicacionais da Câmara e do Congresso Nacional.

A cerimônia de posse foi conduzida pelo deputado federal Cleber Verde (MDB-MA), presidente do Conselho. O colegiado conta ainda com a presença do secretário de Comunicação da Câmara, deputado Marx Beltrão (PP-AL), entre outros parlamentares. Durante a reunião, foram debatidas pautas estratégicas, como a implantação da TV Câmara 3.0, voltada à modernização tecnológica e à ampliação do acesso da população às atividades legislativas.

Em seu pronunciamento, Clayton Santos agradeceu a indicação ao Conselho e destacou a importância de fortalecer o papel da comunicação pública como instrumento de cidadania, inclusão e democracia. “Vivemos um tempo em que a informação é um ativo social e político crucial. A comunicação pública precisa ser instrumento de credibilidade, diversidade e diálogo. Especialmente no caso deste Conselho, a comunicação deve ser privilegiada como elo entre o Parlamento e a sociedade. Nesta ocasião, agradeço ao deputado Marx Beltrão pela confiança e pela indicação do meu nome a este Conselho, que passo a integrar com a determinação de contribuir para uma Câmara dos Deputados e para um Congresso Nacional comprometidos com o Brasil, sua sociedade, sua cultura e seu desenvolvimento”, afirmou.

Ao parabenizar o docente, o reitor Josealdo Tonholo afirmou que a posse de um professor do curso de Jornalismo da Ufal para compor um Conselho dessa importância é um reconhecimento que vem em um momento muito especial. “É um momento em que a Universidade Federal de Alagoas tem dado muito retorno para Alagoas, a exemplo do curso de pós-graduação em Jornalismo, que iniciou as suas atividades agora no ano de 2025, e a participação fundamental nas atividades relacionadas ao combate à desinformação e às fake news, por meio da parceria estabelecida com o Governo do Estado de Alagoas, via Secretaria de Comunicação, Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas, Tribunal de Justiça de Alagoas, entre outros órgãos que estão fazendo acompanhamento desse tema”, detalhou Tonholo.

São ações que, conforme o reitor, acabam beneficiando diretamente estudantes de graduação e de pós da Universidade. “É um momento muito especial de reposicionamento dos nossos cursos na área de Comunicação Social, especialmente o de Jornalismo, a quem parabenizamos com muito orgulho pelos fantásticos resultados já obtidos”, enalteceu o reitor.

Trajetória consolidada na comunicação, na gestão pública e na docência

Doutorando em Administração Pública pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), Clayton Santos é doutor e mestre em Ciências Sociais/Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), onde também se especializou em Docência para o Ensino Superior.

Com ampla atuação nas áreas de comunicação institucional, política e educacional, foi pró-reitor de Extensão e Cultura (Proexc) da Ufal, na primeira gestão do reitor Josealdo Tonholo, assessor técnico na gestão da reitora honorária Ana Dayse Dorea e integrante da Assessoria de Intercâmbio Internacional (ASI). Como secretário municipal de Comunicação de Maceió (2013–2018), liderou a modernização da política de comunicação pública da capital alagoana, ampliando canais de diálogo e fortalecendo a imagem institucional do município. Foi também o primeiro presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) de Maceió.

No setor privado, atuou em São Paulo como gerente de atendimento da CDN Comunicação – The PR Power House (do grupo Omnicom), uma das maiores agências de comunicação corporativa e relacionamento institucional do país, com foco em relações com a mídia, posicionamento institucional e relações governamentais de grandes empresas e entidades.

Atualmente, é professor (cedido) do curso de Jornalismo da Ufal, repórter (cedido) da TVE/AL (Instituto Zumbi dos Palmares) e secretário parlamentar no gabinete do deputado federal Arthur Lira (PP-AL), ex-presidente da Câmara dos Deputados. Reconhecido por sua atuação técnica, ética e compromisso com o serviço público, Clayton Santos reúne experiência acadêmica, institucional e executiva que o credencia a contribuir de forma qualificada para o fortalecimento da comunicação pública e legislativa no país.

“Assumir essa função é, ao mesmo tempo, uma honra e uma responsabilidade. A Câmara dos Deputados é uma das instituições mais relevantes da democracia brasileira, e poder participar da construção de suas políticas de comunicação é um desafio que recebo com entusiasmo e senso de dever público”, concluiu.

Por Ascom Ufal

 

Compartilhe:
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...