Tocando Agora: ...

Projeto Nordestinidade resgata tradição junina em escola municipal

Publicada em: 23/06/2025 19:07 - Arte e Cultura

 

Iniciativa resgata a cultura nordestina com estudantes da unidade de ensino Professora Maria José Clemente Rocha

Poetas como Patativa do Assaré e Bráulio Bessa, ícones da música como Elba Ramalho, Dominguinhos e Luiz Gonzaga, além de toda a riqueza da cultura, dos sotaques, da culinária e das danças típicas do Nordeste, foram alguns dos principais elementos da cultura nordestina que estiveram presentes nas atividades realizadas com mais de 300 estudantes do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Maria José Clemente Rocha.

O projeto, intitulado Nordestinidade, é desenvolvido habitualmente ao longo de todo o ano letivo e tem como principal objetivo valorizar e fortalecer a identidade cultural nordestina entre os alunos. Por meio de atividades interdisciplinares e vivências culturais, os estudantes têm a oportunidade de conhecer e se identificar em suas raízes nordestinas.

Segundo a diretora da escola Júlia Márcia Vieira Dias, a proposta vai além do conteúdo didático, uma vez que promove pertencimento, orgulho e respeito à história e às tradições do povo nordestino. “Há anos que a gente vem trabalhando esse projeto, e a cada edição é uma novidade, uma descoberta. Nós, nordestinos, precisamos realmente nos reconhecer mais, nos amar mais e abraçar essa cultura que é linda e maravilhosa”, frisou.

O projeto proporcionou a todos os estudantes uma gama de conhecimentos e vivências por meio das diversas expressões nordestinas. A coordenadora da iniciativa, Verônica Paranhos, disse que a atividade é extremamente rica e amplia o repertório cultural e linguístico dos alunos, promovendo o aprendizado de forma lúdica e significativa.

“Os nossos estudantes puderam ter uma gama de conhecimento significativo na prática, vivenciando, experimentando. Trabalhamos também expressões nordestinas, os seus significados, as suas particularidades. É um projeto rico que amplia muitos conhecimentos e os estudantes realmente aprendem de forma lúdica e significativa”, pontuou Verônica.

O projeto também contemplou as disciplinas de português e matemática. “Criamos um mural com um varal das bandeirinhas, onde eles puderam trabalhar a parte da dobradura, da parte geométrica, na matemática, e produção de texto. É um projeto muito amplo, onde a gente consegue trabalhar muitas vertentes. Os alunos foram envolvidos em atividades interdisciplinares que integraram arte, história, música, literatura, culinária e outras manifestações culturais do Nordeste. O trabalho em sala de aula se transformou em vivências ricas, despertando a curiosidade e o orgulho dos estudantes pela cultura da sua terra”, destacou a coordenadora.

O orgulho de ser nordestino também está nas palavras e nos sentimentos do estudante Átila Machado. Ele destacou o quanto o projeto contribuiu para o seu aprendizado. “Aprendi muito sobre o que é ser nordestino. Conheci mais sobre as comidas típicas, as danças e as músicas que fazem parte da nossa cultura. Tenho muito orgulho de ser do Nordeste”, afirmou.

A professora Larissa Gouveia, falou sobre a escolha do tema desenvolvido pelos alunos do 2º ano. “O tema a Ilha do Ferro que foi desenvolvido com as turmas do 2º ano, fala de um povoado que é composto por artesãos, onde eles fazem artes populares. São obras originais que demonstram toda a riqueza cultural que o estado tem. As crianças do 2º anos tiveram contato com as peças autorais dos artistas da Ilha do Ferro, onde puderam tocar, se apropriar e recriar as atividades, se apropriando do tema e se nutrindo da cultura popular alagoana”, destacou.

Fotos: Cortesia

Secom Maceió

Compartilhe:
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...