Após segunda etapa de obras, Sistema Pratagy é retomado gradativamente
Distribuição já foi normalizada em 85% das regiões afetadas; previsão para normalização em todos os bairros é até esta sexta-feira (11).
Com a finalização da segunda etapa das obras no Pratagy, que ocorreu nesta quarta-feira (9), o abastecimento de água nos 20 bairros atendidos pelo sistema está sendo retomado gradativamente. De acordo com um levantamento operacional realizado pela BRK, 85% das regiões impactadas já estão com a distribuição normalizada - prazo final para a regularização é até amanhã (11).
Devido às diversas etapas de reconexão e do tempo necessário para o reestabelecimento dos reservatórios e a pressurização das redes de distribuição, algumas áreas podem receber água primeiro que outras. Ao todo, os bairros atendidos pelo Sistema Pratagy são: Cruz das Almas, Jatiúca, Ponta Verde, Pajuçara, Jaraguá, Poço, Centro, Prado, Levada, Ponta Grossa, Ponta da Terra, Vergel do Lago, Trapiche, Pontal da Barra, Benedito Bentes, Gruta, Farol, Pitanguinha, Pinheiro, Jacintinho e Mangabeiras.
O trabalho, que durou cerca de 15 horas, marcou a conclusão da interligação da tubulação da nova caixa na adutora que abastece a parte alta da cidade. A estimativa é que, após a conclusão de toda a obra (dividida em três etapas), o volume de água tratada seja o suficiente para atender mais 40 mil pessoas. Na próxima fase, prevista para o final deste mês, será feita a interligação na adutora que abastece a parte baixa de Maceió.
O diretor operacional da BRK em Alagoas, Wilson Bombo, destacou a importância da obra para o abastecimento da cidade: “Essa é a primeira grande entrega da BRK em Maceió, e a estrutura vai trazer mais segurança operacional, além de assegurar ainda mais a qualidade da água distribuída à população”.
Saiba mais
O objetivo da obra é fazer com que o Pratagy, operado pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), passe a funcionar com toda a capacidade de produção para o qual foi projetado. Por isso, foi necessária a substituição da antiga caixa de saída do sistema, que apresentava danos. A nova estrutura foi construída durante o ano de 2023 e a parte civil finalizada no primeiro semestre de 2024.
Foto: Divulgação
Ascom BRK