Brota na Grota de Natal leva inclusão social e diversão para famílias do Maceió 1
Serviços da Prefeitura são oferecidos durante o dia e, à noite, evento é encerrado com a Caravana de Natal.
Pela segunda vez no mês de dezembro, o Brota na Grota levou à periferia uma programação especial natalina, com serviços à população durante o dia e a Caravana de Natal durante a noite para proporcionar alegria a todas as famílias. A megaestrutura com 13 secretarias foi montada no Conjunto Maceió 1, no bairro Cidade Universitária, nesse sábado (16).
Entre os serviços realizados, a Secretaria Municipal de Esporte (Semesp) promoveu competições de futmesa, futebol de sabão e outros jogos, além de levar à comunidade o corte de cabelo gratuito em parceria com o Senac.
De acordo com o coordenador de eventos da Semesp, Júnior Calheiros, a Prefeitura identificou as necessidades da região para definir que serviços levar ao local, e pessoas de todas as idades podem participar das ações, que ainda serão realizadas no próximo sábado, quando o Brota na Grota de Natal chega a Fernão Velho.
Entre as principais demandas, os atendimentos de saúde são sempre muito procurados durante o evento. Foram quase 200 pessoas que puderam ser vacinadas, verificar a pressão e glicemia ou receber atendimento de fisioterapia, por exemplo.
A fisioterapeuta Denise Lima de Oliveira realiza o tratamento com ventosas, um dos mais procurados nas ações itinerantes da Secretaria Municipal de Saúde. Ela explica que o procedimento tem grande eficácia e custa na rede privada em torno de R$ 150.
“É um procedimento caro nas clínicas, mas que a Prefeitura oferece de graça para a população. Ele reduz a dor, traz oxigenação para o local e a pessoa vai permanecer com a sensação de alívio por até 15 dias. Tem gente que nos procura por estar com uma dor crônica ou dores articulares e está dependente de remédio, mas às vezes é só o estresse que causa, e a gente pode resolver na fisioterapia”, detalha.
Também foram realizados em torno de 40 atendimentos pela Secretaria de Desenvolvimento Social, como atualização do Cadastro Único, inscrição no Cria, atualização do BPC e outros.
Na Secretaria da Mulher, 15 pessoas foram encaminhadas para os programas do Município, como o Emprega Mulher. E na Secretaria do Trabalho, oito carteiras digitais de trabalho foram geradas e mais de R$ 15 mil em seguro-desemprego foram liberados para pessoas que achavam não ter direito ao benefício.
Na Causa Animal, a vacinação de cães e gatos foi o serviço mais procurado. O morador Luiz Miguel ouviu o anúncio da ação no carro de som e levou a cachorrinha Nina para vacinar. “Acho muito bom poder contar com essa ação, porque às vezes a pessoa não tem recurso para levar o animal a um médico ou para uma vacinação também. Muita gente não tem a oportunidade de ir a outros locais”, afirma.
Também presente, a Autarquia de Limpeza Urbana fez a alegria das crianças com as oficinas de brinquedos recicláveis. A diretora executiva da pasta, Kedyna Tavares, explica que a brincadeira é uma forma de conscientização ambiental.
“Algumas brincadeiras socioambientais lúdicas são realizadas para incentivar a criançada a ter interesse pela preservação e pelo cuidado com o meio ambiente, principalmente com a limpeza urbana. A gente conta um pouco sobre como a criançada pode fazer a sua coleta seletiva utilizando as brincadeiras, as bonecas coloridas de garrafa pet, onde elas podem colocar o seu resíduo, e assim a gente incentiva e educa as futuras gerações. A Alurb também participa com a equipe de limpeza urbana, fazendo toda a limpeza no entorno do evento e o trabalho de porta a porta, explicando à população sobre a importância do nosso serviço”, diz.
O evento foi encerrado com atrações musicais e o desfile da Caravana de Natal, com o Papai e a Mamãe Noel e personagens natalinos que encantaram os moradores do conjunto.
“É mais uma ação itinerante do programa Brota da Grota, dessa vez aqui no Maceió 1, com um dia de muita alegria, muita recreação, muita inclusão social. O Prefeito JHC está trazendo para as comunidades periféricas da cidade o mesmo desfile que foi feito na orla, para que as nossas comunidades também possam aproveitar essa magia do Natal”, pontua o coordenador do programa, Sérgio Miranda.
Foto: Felipe Sóstenes (Secom Maceió)