Fake News precisam ser combatidas, diz secretário Joaldo Cavalcante
Fórum de secretários de Comunicação, no Rio, debate estratégias para o enfrentamento a notícias falsas.
O combate às fake news é uma batalha que une todas as secretarias estaduais de Comunicação. “É um desafio que deve ser encarado com prioridade. As fake news precisam ser combatida para que os cidadãos não sejam prejudicados em suas vidas”, declarou Joaldo Cavalcante, secretário de Estado da Comunicação.
Durante dois dias, o Rio de Janeiro será sede do 2° Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação, que reunirá representantes do setor das cinco regiões do Brasil para debater os desafios da comunicação governamental, com foco principal nas fake news.
O evento foi aberto nesta quarta-feira (20), no Palácio das Laranjeiras, pelo governador Cláudio Castro e o secretário de Comunicação Igor Marques, com a presença de mais de 100 jornalistas convidados. Ao final do encontro, na quinta-feira (21), em uma cerimônia no Cristo Redentor, será apresentada uma carta-compromisso para o enfrentamento à desinformação. O secretário-executivo da Secom Alagoas, Wendel Palhares, também participa do evento.
“Fake news devem ser combatida com informação. Desinformação se combate com apuração”, afirmou Igor Marques, secretário de Comunicação do Estado do Rio de Janeiro, na abertura do fórum. “Tenho certeza de que sairemos desse encontro com mais ferramentas para contribuir com o desenvolvimento de políticas públicas e com uma comunicação efetiva, que alcance a população de maneira assertiva”, ressaltou.
Nesta quinta-feira (21), acontecem os painéis “Foco no digital: do processo licitatório ao diálogo com a população” e “Rádios comunitárias: da regulamentação à divulgação das notícias”. O encontro também inclui a apresentação do projeto do Centro de Mídia do GovRJ, que está sendo construído na sede do governo e vai abrigar todos os setores da Comunicação do Estado do Rio.
“A segunda edição do fórum representa a importância do conselho para o serviço público. Todos nós estamos unidos para fortalecer a comunicação institucional e a democracia. No evento, realizaremos uma discussão mais profunda de como podemos contribuir para que a sociedade siga avançando”, disse o presidente do Conselho das Secretarias Estaduais de Comunicação, André Curvello, secretário de Comunicação da Bahia.