Prefeitura de Maceió presta assistência a famílias desabrigadas
Cerca 100 pessoas estão sendo acolhidas no abrigo montado na Escola Antídio Vieira, no Vergel.
Em virtude das chuvas intensas que ocorreram nas últimas 24 horas, algumas famílias tiveram que deixar suas casas que estavam em áreas de risco ou foram alagadas. As famílias afetadas estão sendo encaminhadas pela Defesa Civil para receber o atendimento da Assistência Social.
Cerca de 100 pessoas que estão desabrigadas ou desalojadas, na região da orla lagunar estão sendo acolhidas no abrigo provisório na Escola Antídio Vieira, no Vergel, para receber os atendimentos da Assistência Social. Ao entrar no abrigo, elas recebem atendimento das equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social(Semdes) e de Saúde(SMS). Famílias estão sendo abrigadas na Escola João Feitosa no Rio Novo.
Na última noite, duas famílias com oito pessoas foram abrigadas no abrigo localizado na Casa de Passagem Familiar, em Jaraguá. A unidade de acolhimento conta com 100 vagas. O equipamento está localizado na Travessa 13 de maio 151, em frente à Praça Rayol.
É importante que as famílias afetadas acionem a Defesa Civil, no 199, para receberem os atendimentos necessários. Após o contato da família, a Defesa Civil fará o registro da ocorrência e a equipe da Diretoria Operacional irá até a residência dessas pessoas para verificar a situação e encaminhá-las aos serviços da Assistência Social.
Segundo o secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Fernando Davino, é importante que a população que precise de abrigamento não hesite em manter contato com a Defesa Civil de Maceió para que todos os trâmites de atendimentos aconteçam
“A Semdes está de prontidão para os atendimentos, mas a etapa inicial desse processo precisa ser feita pela Defesa Civil de Maceió. O Município mantém as unidades de acolhimento, com as equipes para realizar os serviços e acolher as pessoas que estejam nestas condições”, garante o secretário.
Pessoas em situação de rua
Pessoas em situação de rua estão recebendo acolhimento na Casa de Passagem Manoel Coelho Neto no Poço, na Casa de Passagem Familiar em Jaraguá e na Casa de Ranquines, instituição conveniada a Semdes. As equipes de Abordagem Social fazem busca ativa diárias para oferecer acolhimento a essas pessoas para que fiquem abrigadas e protegidas das chuvas.
Foto; Jonathan Lins- Secom Maceió
Secom Maceió