TJAL inaugura novas sedes do 1º e 3º Juizados no Maceió Shopping

'População ganha com localização e conforto', destacou o presidente Klever Loureiro

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Klever Loureiro, inaugurou as novas sedes do 1º e 3º Juizados Especiais Cíveis da Capital, no Maceió Shopping, nesta segunda (9). O funcionamento efetivo das unidades no novo local deve ocorrer até o final do mês.

O 1º Juizado atende a população dos bairros Jatiúca e Mangabeiras. Já a jurisdição do 3º abrange Ponta Grossa, Pontal da Barra, Vergel do Lago, Trapiche da Barra e Poço. As novas sedes estão localizadas no terceiro andar do shopping (acesso pelos elevadores da praça de alimentação próxima aos cinemas). Os locais possuem acessibilidade, espaço para conciliação e salas para a Ordem dos Advogados, Defensoria Pública e Ministério Público.  

"Agora, os magistrados e servidores terão melhores condições de trabalho. A população também ganha com a localização e o conforto", afirmou Klever Loureiro, reforçando a importância dos Juizados para a sociedade. "Os Juizados Especiais hoje são uma evolução do direito e possibilitam que as demandas da população sejam resolvidas de forma mais célere. 

O superintendente do Maceió Shopping, Robson Rodas, afirmou que os Juizados vão somar aos demais serviços oferecidos no local. "Shopping não é só vendas. Shopping é um local onde a sociedade tem que ter todos os serviços. Aqui já tem Cejusc [Centro de Conciliação], Detran, Polícia Federal, INSS, centro médico, todos os serviços para a sociedade".

Para a juíza Maria Verônica Correia, titular do 1º Juizado, o novo espaço mostra que o Judiciário vem se modernizando. "É importante se modernizar e oferecer espaços amplos, confortáveis e, sobretudo, com acessibilidade. O shopping é um espaço múltiplo, e o cidadão quando vem aqui para suas audiências aproveita a oportunidade e resolve mil outras coisas".

O juiz Sérgio Carvalho, titular do 3º Juizado, explicou que o local onde a unidade funcionava antes, na rua Saldanha da Gama, no Farol, dificultava o acesso da população. "É uma rua que vai dar no meio da ladeira da rodoviária. Não há nem ponto de ônibus próximo. Então, é muito boa essa ideia de trazer para o shopping. Isso vai agraciar demais a população que precisa de Justiça".

Os Juizados funcionarão de segunda a sexta, das 7h30 às 13h30. O Cejusc pré-processual que já funciona no Maceió Shopping passará a atender no 1º Juizado, contando ainda com balcão na Central Já!. As obras foram viabilizadas com recursos do Fundo Especial de Modernização do Poder Judiciário (Funjuris).

Homenageados

A sede do 1º Juizado Especial Cível recebeu o nome do juiz Moacir de Carvalho Ribeiro, que faleceu no ano passado. Já a sede do 3º JEC homenageou o juiz Oduvaldo Persiano, falecido em 2020. Os familiares dos dois magistrados participaram da solenidade. 

Também estiveram presentes à inauguração os desembargadores Otávio Praxedes, Fernando Tourinho, Domingos Neto, Orlando Rocha Filho e Ivan Brito, além de juízes, servidores do Judiciário, representantes do MP e da OAB/AL, entre outras autoridades.

Dicom TJAL 

Categoria:Geral